A Região da América Latina e Caribe apresenta diversidade expressiva de programas para promoção de bem-estar social. O intercâmbio de experiências é fundamental para o fortalecimento dos programas e maior efetividade no combate à desigualdade social.

Assitência ao Adolescente - Rio de Janeiro

Formación y Capacitación Laboral para Menores Alumnos - Argentina

 

Abaixo estão algumas ações promovidas pelo SESC SP.

Trabalho Social com Idosos

Programa de Educação com Adolescentes e Jovens

Segurança Alimentar e Nutricional: Mesa Brasil SESC São Paulo

Educação em Saúde

Odontologia

Educação Socioambiental

Educação Infantil

Alimentação

Turismo Social

Identidade e Diversidade Cultural

 

Associação de Assistência ao Adolescente

A Associação de Assistência ao Adolescente, associação civil sem fins lucrativos, fundada em 20 de setembro de 1950, tem como finalidade prestar assistência social, através de acompanhamento, auxílio e apoio a estudantes carentes visando à formação integral dos jovens, selecionados pelo critério de capacidade intelectual e necessidade econômica. É oferecida ajuda para alimentação, transporte, livros e oportunidade para cursos de idiomas e informática. As ações têm como finalidade o desenvolvimento do estudante, criando oportunidades para descobertas das suas aptidões. A Associação é administrada por uma Diretoria, Conselho Consultivo, Conselho Fiscal e Conselho de Ex-Bolsistas.

Rua Othon Bezerra de Mello, 187, CEP: 22.460-310 Rio de Janeiro - RJ-Brasil Tel. (21) 2512-5267 e (21) 2512-6133
site:www.adolescente.org.br
e-mail:aaadolescente@ig.com.br

 

Trabalho Social com Idosos

Baseando-se no respeito e na preservação das condições de cidadania, o Trabalho Social com Idosos procura entender as necessidades dos mais velhos e oferecer oportunidades de convivência e formação de grupos, de informação e atualização, de lazer, de atividades físicas e de saúde. O SESC valoriza também a aproximação etária, tanto com o intuito de reduzir os conflitos de gerações, quanto com o de permitir a troca de experiências ou de conhecimento.
Acesse o link e saiba mais. http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?ATIVIDADE_ID=15

 

Programa de Educação com Adolescentes e Jovens

Visa o estímulo ao protagonismo juvenil, por meio de projetos pautados em temas de interesse dos adolescentes, visando o desenvolvimento a expressão da cultura jovem, respeitando a diversidade e o caráter pluralista das mais diversas formas de manifestação.
As ações nesta área elegem como temas a serem trabalhados com os jovens a educação em saúde sexual e reprodutiva, a educação socioambiental, bem como a ética e a cidadania planetárias.
Exemplos de ações desenvolvidas neste sentido são: o projeto Alta Voltagem do SESC Pompéia, o projeto Se Liga! do SESC Santo André e o projeto Tribo Urbana do SESC Consolação.

Além das ações processuais, os adolescentes e jovens podem freqüentar o SESC livremente, e participar da programação a eles dirigida, em vivências e oficinas socioculturais nas mais diferentes linguagens, espetáculos e outras atividades. 

 

Segurança Alimentar e Nutricional: Mesa Brasil SESC São Paulo

É um Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos que, além da distribuição de alimentos arrecadados às populações mais carentes, desenvolve ações educativas contemplando aspectos nutricionais, ambientais, de higiene e manipulação de alimentos, aproveitamento integral de alimentos, valorização da cultura alimentar, bem como orientações sobre questões sociais legais e administrativas no sentido da melhoria da estrutura e do funcionamento da instituição .

 

Educação em Saúde

Direcionado para a promoção da saúde da forma mais ampla, bem como para a sensibilização e orientação na prevenção de doenças, na busca do bem-estar e qualidade de vida. Visa uma síntese entre o saber técnico e o saber popular, considerando a experiência cotidiana das pessoas envolvidas mais poder de intervenção nas relações sociais que influenciam a qualidade de suas vidas.

O Programa é desenvolvido também de forma integrada a outras áreas, tais como: educação socioambiental, odontologia, alimentação e nutrição, atividades físico-esportivas, e junto aos diversos públicos, desde o infanto-juvenil à terceira idade.

 

Odontologia

Atendimento em odontologia preventiva, clínica e curativa além da promoção de saúde bucal, exclusivamente aos empregados do comércio e de serviços e seus dependentes, matriculados no SESC a preços subsidiados. O atendimento é ampliado à comunidade através de campanhas educativas, oficinas e outros eventos de promoção de saúde bucal.

Os procedimentos curativos não devem ser excluídos, pois constituem necessidades reais da população. Contudo, a introdução do paradigma da promoção da saúde contempla o dentista também como educador, motivando o paciente, seu parceiro, fundamental na promoção de saúde, a adquirir conhecimentos e a adotar comportamentos que o conduzam a padrões de vida saudáveis.

 

Educação Socioambiental

Reúne um conjunto de princípios que orientam ações programáticas educativas, de forma transversal, tendo como referência a responsabilidade para com o meio e a cidadania.

Visa fomentar, apoiar e estimular processos educativos que sensibilizem, informem, ampliem a percepção de que o ambiente, natural ou construído, inclui o ser humano, que nele interfere, e que, portanto, qualquer ação ambiental deve levar em conta o contexto cultural, político, social e econômico, além de promover a revisão de práticas danosas ao ambiente, tendo em vista a construção de uma nova mentalidade de relação entre sociedade e ambiente e estimular a participação crítica e criativa no processo de fortalecimento dos modos de vida mais sustentáveis.

 

Educação Infantil

Destaca-se nessa área educativa, o programa SESC Curumim que completou, em 2007, vinte anos. Destina-se a crianças entre 07 e 12 anos de idade, e é desenvolvido paralelamente à vida escolar da criança, que freqüenta o Sesc regularmente em horários alternativos ao da escola.

No Curumim considera-se que a educação como um processo de formação integral e permanente, não somente a habilitação para uma técnica específica, deve considerar a totalidade do indivíduo. Outra premissa é a valorização da expressão da criança, isto é, a garantia de que ela dialogue com seu processo de desenvolvimento. Deve-se romper a visão ainda presente da criança como um ser que tudo tem a aprender para, futuramente, tornar-se alguma coisa, e procurar cada vez mais incentivar sua participação e autonomia solidária.

A música, o cinema, as artes plásticas e visuais, o teatro, a dança, a literatura, assim como o desenvolvimento físico desportivo, são oportunidades de vivenciar conflitos e soluções, a interação com coisas e pessoas, amplamente ofertadas às crianças. Nem toda criança precisa tornar-se um artista, mas o conhecimento de diferentes formas de expressão que compõem a “alma humana”, transformam a visão do mundo e suas manifestações sociais e individuais.

Além do Curumim, as crianças podem participar de toda a programação de atividades oferecidas pelo SESC SP. 

 

Alimentação

O programa de alimentação tem como premissa a saúde dos cidadãos. Nesta seara, é indispensável a ação educativa, no que se refere à preocupação com a escolha de produtos de qualidade e de uma alimentação que valorize nossa cultura, além de temas que possam sugerir novas tendências no que diz respeito ao presente e futuro da alimentação, com abordagens que possam atingir nosso grande público.

Atua por meio do fornecimento de refeições e o desenvolvimento de ações educativas. Busca oferecer produtos saudáveis que equilibram nutrição e gastronomia visando manter a qualidade, diversidade e a segurança dos alimentos, acima de tudo, com ênfase no uso de ingredientes brasileiros, integrais e naturais.

Atualmente são 24 as unidades que tem o Programa de Alimentação em funcionamento, dentre suas ações permanentes. O programa de alimentação subsidiada compreende o fornecimento de refeições para trabalhadores do comércio, nas unidades do SESC Carmo, SESC Pompéia, SESC Pinheiros e SESC Bertioga (para hóspedes).

 

Turismo Social

Trata-se de uma atividade inclusiva, pressuposto como plural, democrático e transformador. É formado por um conjunto de vivências (com ou sem deslocamento físico) destinado a tornar o movimento turístico acessível ao maior número de pessoas possível. Oferece aos participantes a possibilidade de desenvolvimento de suas habilidades intelectuais e físicas, de aquisição de conhecimentos e de interação entre os indivíduos.

O turismo social desempenha um papel-chave na relação com os turistas. Seu dever é elevar a o nível de informação e consciência acerca do respeito ao meio-ambiente e práticas sócio-culturais das comunidades locais, conduzindo toda e qualquer proposta de vivência turística a um processo de formação de um indivíduo que saiba apreciar a viagem e que deseje, cada vez mais, consumir criticamente um produto turístico com significativo conteúdo e excelente qualidade operacional.

 

Identidade e Diversidade Cultural

Programa de valorização, incentivo e proteção da diversidade cultural. Visa contribuir para alcançar uma sociedade mais digna e humana, revigorando e preservando a Identidade e o Patrimônio Material/Imaterial e trabalhando no sentido de uma Cultura da Paz. No foco de ação do Programa estão inclusos os seguintes grupos humanos: remanescentes dos quilombos, populações indígenas, ciganos, refugiados e LGBT´s.

Objetiva gerar projetos de imersão coletiva, protagonismo e autonomia, coordenar discursos e construir sínteses (documentos) sobre a temática, recobrar a densidade e o poder dos signos achatados pela lógica de consumo, recuperar momentos de uma história subtraída e habilitar espaços para ação ou criar novos cenários de auto-afirmação e confrontação.

O Programa de Identidade e Diversidade Cultural abarca Ações com Refugiados. Através deste Projeto, o SESC SP procurou dar forma a uma série de atividades que, ao promover a integração dos Refugiados, combatem, simultaneamente, a exclusão em que os mesmos se encontram.

Na sua implementação encara a integração como um processo flexível e bidimensional, que implica, não só, a adaptação dos refugiados à sociedade, mas também a maleabilidade e capacidade de transformação desta para a recepção e integração de novos grupos. Visa, além da aceitação e inclusão desses grupos, a valorização da importante contribuição que estes, tão diversificados, trazem, nos mais diversos níveis, à sociedade na qual são acolhidos.